quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Literatura de cordel - "Depois de um dia sem glória"



Por Érica Colaço

Certo dia de manhã, acordei logo cedinho.
Percebi que algo estranho atravessava meu caminho
Fui olhar de perto, achando
Logo de certo, que era um vulto a me assombrar.
Mas foi quando percebi
Que estava por um triz de um gato preto de azar.

Quando vi ele passou, e nada pude fazer.
Amarelo fiquei do medo de me perder.
Pois já dizem por ai que se um desses aparecer,
E você não perceber, o danado,
Leva junto, feito ladrão vagabundo,
Toda a sorte de você.

Dizem que são sete anos,
Isso não posso saber, mas fiquei com tanto receio
Que sai por entre os meios dos mato das minhas banda,
De um jeito tão esquecido que só me dei conta no grito
Da comadre Sebastiana, que eu tava era pelado, feito menino acuado,
Apenas com as havaina.

Senti que rubro fiquei diante da situação,
Que de um jeito estranho esqueci da maldição.
Queria somente partir pra dentro da minha casa,
Vi que Dona Tiana tava ficando assustada.
Precisava vestir um calção antes que o seu marido João
Aparece irritado, querendo pegar a foice
Pra arrancar meus predicado.

Chegando em casa fiquei roxo de tristeza.
O almoço que fiz pra Rita (me encantar com a sua beleza) estava
Todo queimado, pois quando fui correndo atrás do gato danado,
Deixei a broca esquentando em cima da lenha acesa e o fogo devastador
Com suas chamas de horror, foi apagando de jeito
O meu encontro de amor.

Ainda com esperança, me botei com elegância pra quando Rita chegar.
Já imagino ela vindo, andando, quase caindo, nervosa por me avistar.
Eu cavalheiro que sou indo a sua pessoa, dando o braço de apoio
Pra ela vim no caminho, que apesar dos espinho,
Eu pus azul de amor. Elogiei seu cabelo e ela me deu um sorriso,
Rosa de tão bunito, da vontade de guardar.
Será a minha vitória, depois de um dia sem glória,
Os lábios de Rita beijar.

















Imagens - Kari Mendonça

7 comentários:

Kari disse...

corrigindo: Imagens- Google....
hehehehehhehheh

Eu amei essa literatura...
Ficou ótima!!!!!!!!!

Beijão pra tu

Palavras de um mundo incerto disse...

Q tri!!!

Adorei guria.

Que vitória gostosa!!! **risos**

Lindo!!!


Beijos


Marcos Seiter

No meu mundo. disse...

Vc merecia um 10!
Ficou ótimo nosso trabalho, ninguém faria melhor que vc!

GUILHERME PIÃO disse...

Gosto deste tipo de texto...é cultura e a nossa raiz, parabéns.
Abraços

Ellaehcarioca disse...

Gostei muito do texto.Já li alguns textos de literatura de cordel na época do colégio. Adorei esse!!
Bjs

Luanda Moura disse...

AMEI!!!

O Profeta disse...

Ficcionas maravilhosamente...grande escritora...


Doce beijo